A internet consolidou-se como um mundo de possibilidades para o usuário e qualquer empresa que deseja ganhar destaque nessa imensa variedade de opções deve seguir algumas estratégias ao construir um site. Uma reclamação muito frequente entre os usuários é que alguns sites são incoerentes com o conteúdo disponibilizado. Ou seja, os dados e conteúdo são abordados de forma confusa, o que faz que um visitante imediatamente desista de acessar sua página.
Mas em poucas palavras, o que isso significa? Estamos falando do SEO (Search Engine Optimization ). Esse nome é novo para você? A denominação é dada a otimização de uma página ou até um site inteiro. Quando os usuários realizam uma busca no Google ou em outros buscadores, logo, aparecem links relacionados ao conteúdo. Para que sua página seja encontrada mais rapidamente pelas ferramentas de busca será necessária a intervenção de técnicas de SEO. Esse recursos são utilizados com o objetivo de obter melhor posicionamento do site na busca do usuário e dos buscadores.
A ideia é se colocar no lugar de alguém que esteja tentando encontrar sua página. Então, quando você realiza uma busca no Google é importante considerar as palavras-chave referentes à sua finalidade, produto ou serviço. As técnicas de SEO ajudarão a “lapidar” toda as páginas e conteúdo de forma que o site possa estar nas primeiras páginas dos buscadores e ser encontrado mais facilmente por qualquer visitante.
Veja o exemplo:
A Agência Logomotiva ao aplicar as técnicas de SEO em todas as páginas da empresa de detetização Insetisan conseguiu ranquear o site na primeira página de busca do Google. A empresa já está há cinco anos nos primeiros resultados de busca. Sim, isso pode ser um fator positivo relacionado à outras empresas, isto é, quando um cliente está procurando um serviço ele deseja encontrá-lo de forma rápida.
Mas como sair na frente dos resultados de busca?
Título
O título da sua página é de extrema importância para os resultados de pesquisa do Google. Por isso, sua empresa deve ser descrita de forma objetiva destacando seu principal serviço ou produto. O page title ou título da página deve ter no máximo 70 caracteres.
Domínio
Esse quesito é outro fator importante para se destacar nos resultados de busca do google. A escolha deve priorizar por um nome que remeta ao seu site de forma clara e objetiva.
Meta description ou meta descrição
Elas consistem em um resumo de cada menu ou seções do site. A descrição do resumo deve ter no mínimo 160 caracteres ou menos, pois os buscadores não indexam mais que isso.
Ajude os buscadores a compreender as imagens do site
Nomeie as imagens com nomes curtos e compreensíveis.
O recurso de utilizar o atributo do “alt” também ajuda a descrever a imagem. Isso facilita o entendimento dos buscadores relacionado a imagem.
As legendas de cada imagem são outro recurso que merece atenção. As legendas de cada fotografia devem ser curtas e com informações importantes de cada post, matéria ou artigo.
Mantenha seu site atualizado
De nada basta ter uma página bem construída e com altos recursos de tecnologia se a empresa não atualiza o conteúdo ou não disponibiliza assuntos de relevância para o visitante. Um site é semelhante a uma loja e em hipótese alguma deve ser abandonado. Um recurso eficiente para seguir esta dica é anexar em sua página um blog. Com uma maneia de simples de disponibilizar conteúdo útil e informações sobre seu negócio ele é uma ótima ferramenta para manter o site sempre atualizado. Essas são apenas as regras básicas, mas com elas, sua empresa já ganha inúmeros pontos na frente da concorrência.