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Seu site se adapta ao conceito de usabilidade?

Usabilidade: optar pelo simples é a melhor opção

6 minutos de leitura

Às vezes o mais simples pode parecer óbvio e acaba perdendo a preferência de alguns desenvolvedores quando a ideia é estruturar um site. No entanto, quando se fala em conceito de usabilidade é a melhor alternativa para o usuário e consequentemente para os seus negócios. Um site que peca nesse quesito só deixa um indivíduo insatisfeito com a página a qual visitou.

Se alguém faz perguntas como: onde está tal botão? Isto é um link ou texto? Ou o link não os leva para o local correto temos, então, problemas na usabilidade que não foi aplicada da forma como deveria. Um visitante não deve sentir a sensação de que está sobrecarregado de informações. Ou seja, quando um usuário se cansa ele desiste de buscar algo no seu site.

Ao desenvolver o conteúdo e a apresentação três fundamentos são essenciais:

  • Linguagem objetiva.
  • Evitar a utilização de textos muito longos.
  • Estruturar o texto de forma que facilite o entendimento através da utilização de palavras ou frases em negrito, listas ou destacados, enumeração de pontos e separação de títulos e cabeçalhos.

Além disso, um site deve utilizar a vinculação profunda a fim de não obrigar os usuários a entrar pela página de início e facilitar para que cheguem de imediato na página de interesse com links voluntários ou banners, por exemplo. Ao criar um banner, sobre determinado produto e quando um usuário clica neste e é enviado para a página principal onde não tem a informação do produto “X”, seu site tem uma vinculação profunda. Dessa forma, você faz com que um visitante pense e ele terá que buscar o produto em seu site. Ao navegar pelas páginas, ele deve saber onde está sendo direcionado em cada momento.

Veja algumas técnicas de usabilidade:

Legibilidade

A cor dos textos deve contrastar com a cor do fundo e o tamanho da fonte deve ser de um tamanho favorável à leitura.

Interfaces conhecidas

Qualquer site deve exigir o mínimo no processo de aprendizagem.

Cores utilizadas

A escolha não deve dificultar o acesso daqueles que são daltônicos.

Conteúdo resumido

Os textos devem ter em média 25% do que se escreveria em um papel. A leitura na tela do computador exige mais de algumas pessoas.

Breves conclusões

Isso possibilita o usuário encontrar o que está buscando em menos tempo.

Simplicidade

Um site não deve ser complicado para que um usuário se sinta confortável e não perca tempo cada vez que houver necessidade de visitar a página.

Funcionamento

Todos os links devem ser testados para verificar o direcionamento e se estão funcionando corretamente.

Carregamento

Se um site apresenta problemas nessa etapa será necessário colocar um pré-carregamento de forma que o visitante permaneça na página.

Autonomia

Um usuário precisa sentir que tem autonomia ao visitar uma página

O cliente em primeiro lugar

Sim, a regra é a mesma “o cliente que sempre tem a razão”.

Qualidade

A qualidade de um site deve-se muito a rapidez que ele apresenta. Ou seja, mais de 20 segundos para o carregamento e os visitantes irão embora sem ao menos ver a página.

O que tudo isso representa para o seu produto, marca, serviço ou empresa? Com base nisso, pode-se concluir que os usuários não gostam de tentar adivinhar as coisas. Um visitante deseja encontrar o que busca de forma óbvia e fácil para alcançar seus objetivos com rapidez e menos trabalho.

Como é a leitura dos usuários nas páginas?

Eles não leem por completo

A maior parte das pessoas para não dizer todas dificilmente lê uma página da internet por inteiro. Ao buscar algo a primeira a atitude é dar uma aquela leitura dinâmica e por fim se verifica se há na página o que foi buscado. Com isso, se nesta página estiver o que se procura, então, o usuário faz uma leitura completa do conteúdo. No entanto, nem sempre um visitante lê a página 100% e se um usuário ficar perdido com o conteúdo e dificuldade na leitura, ele desiste do site. Afinal de contas a internet é um mundo de possibilidades.

Como você pode encontrar uma ferramenta que o ajude nesta etapa? Se existe dúvidas em relação a este quesito basta pesquisar na coluna “How Users Read on the Web” no site da “UseIt”. Este site ajuda a identificar onde você está errando. O usuário não quer perder tempo. Eles visitam uma página e querem encontrar rapidamente o que buscam.

Pressa e a leitura rápida são hábitos que os desenvolvedores de site precisam considerar ao desenvolver a apresentação e conteúdo.

Padrão de leitura das páginas

Com base nisso, a leitura dos usuários define o “Padrão de Leitura F” com as seguintes prioridades:

  • De cima para baixo;
  • Da esquerda para a direita;
  • Mais atenção ao primeiro parágrafo e em seguida a procura por informações no próximo parágrafo.
  • Considerando essas prioridades  ao criar páginas, então, algumas diretrizes guiarão todo o processo:
  • O título deve ser claro, objetivo e estar posicionado em destaque;
  • Fazer uso de subtítulos para destacar e separar o conteúdo
  • Destacar os pontos principais como: negrito, lista, itálico.
  • Escrever de forma a valorizar os dois primeiros parágrafos, e principalmente o primeiro que despertará a atenção do leitor para o restante do texto.
  • Organizar os parágrafos de forma que fiquem curtos e com um espaço vazio entre eles. Evite colocar parágrafos colados um no outro e permita que o usuário note onde um parágrafo terminou e onde o outro começou.

O usuário busca algo aceitável

Ao desenvolver um projeto é tanta coisa para pensar e fazer. Todos os envolvidos querem o a perfeição. O que muitos desenvolvedores não imaginam é que o usuário não compartilha do mesmo pensamento. Imagina com essa correria do dia a dia, as pessoas querem buscar uma informação e encontrar a resposta. Ninguém fica horas a fio abrindo várias páginas do Google. De acordo com o site iMasters, o suficiente é o mais eficiente em se tratando de criar páginas.

Não é necessário compreender como funciona

O que a grande maioria das pessoas faz e não é apenas no ambiente da internet é começar a usar algo sem saber bem como funciona ou até mesmo compreender de forma errada. Você conhece alguém que leia o manual antes de usar um produto? Em geral, elas começam a mexer para entender quais as funções do objeto.

Então, para a grande parte dos usuários, não importa como algo funciona e sim, que ele tenha resultados efetivos. O que acontece é adaptação na forma como cada um faz uso de um determinado objeto. Às vezes ele aprendeu de um jeito, mas acabou verificando por experiência própria que tem outra forma melhor de usar.

Escolha o mais simples

Para que complicar? Se você pode desenvolver algo de forma eficiente e simples. Mas isso não quer dizer que tudo tem de ser feito de qualquer modo. Construir algo óbvio é fazer com que as pessoas não precisem ficar pensando como usar a página. Os usuários simplesmente querem usar.

Seguindo esses requisitos o usuário ganha e seus negócios se destacam dos demais. O que você ganha com isso?

Os visitantes retornam ao seu site.  Se a página atender as expectativas mais simples como informações coerentes, boa legibilidade e disposição da estrutura, por exemplo.

Mais credibilidade. Sim, se um usuário gostar da sua página ele vai divulgá-la para os amigos e o resultado são mais acessos espontâneos.

Seguindo esses requisitos básicos fica fácil conseguir direcioná-los para o local mais apropriado.