A credibilidade de um site diz muito sobre como os usuários irão se comportar. Isso significa que ganhar a confiança no acesso de cada indivíduo através da transparência das informações é fundamental para se destacar em termos de audiência na internet. De que forma você pode conquistar este status? Investindo em uma estrutura que possibilite ao site ter uma política de privacidade visível. Ou seja, informar aos usuários de que maneira os dados deles serão utilizados.
Além disso, é essencial avisar através de um termo quais os dados de navegação são coletados enquanto o usuário está acessando o domínio. Aqui mostraremos qual a importância de definir essas regras, e o que é preciso constar no documento disponibilizado no site.
O que é a política de privacidade de um site?
Determinar a relação entre as ações realizadas pelo seu site em relação às informações dos usuários que acessam o domínio esse é o objetivo da política de privacidade. Dados como cadastro de contato, páginas visitadas, informações de navegação (cookies), fontes de tráfego, localização etc. Mais que ter o site é preciso esclarecer como esses dados serão usados e para que fins. E mais, se a empresa pretende repassá-los para empresas parceiras.
Mas o que define a necessidade de adotar esta postura? Demonstrar transparência aos usuários e com isso ganhar a credibilidade dos novos visitantes, que posteriormente se tornam visitantes constantes.
Em alguns casos, a empresa disponibiliza material educativo e pede em troca os dados dos visitantes através de uma Landing Page (página de destino ou página de entrada). Deixe bem claro as informações em cada uma das páginas que disponibilizar os formulários.
A Landing Page é a página em que o usuário clica em um resultado de busca ou em links patrocinados e anúncios de banner. Ela se posiciona de forma estratégica para vender um serviço ou produto, e o conteúdo é direcionado para um local onde o usuário acessa um serviço ou compra um produto.
Se no seu caso, as Landing Pages serão divulgadas por meio de anúncios do Google Adwords esse é mais um requisito para disponibilizar uma política de privacidade. A regra faz parte das exigências do Google. Isso ocorre, pois há a coleta de informações dos usuários e alguém pode se sentir lesado por ter sua privacidade invadida. Então, para evitar futuros problemas judiciais, o Google recomenda aos administradores dos sites orientar para o acesso a essas informações em todas as páginas dos sites que fazem uso dessas informações para a monetização. A recomendação ainda vale para a utilização de campanhas de remarketing e para os sites que fazem uso de campanhas do Google AdSense.
Como montar a política de privacidade no site?
O termo de privacidade deve ser um documento completo e escrito de forma honesta. Ou seja, ele deve mostrar as dúvidas mais recorrentes dos usuários em se tratando de dados coletados de forma direta através do cadastro de formulários ou até mesmo de maneira indireta, por meio da navegação (web beacons e cookies) em seu site.
O que deve ser disponibilizado no documento:
- Sempre deixe disponíveis os canais de suporte às dúvidas dos visitantes.
- Explique para que fins o e-mail será utilizado. Se a empresa costuma enviar newsletters é necessário informar com frequência.
- Informe o usuário da utilização de web beacons e cookies. Mesmo que esses sejam usados por parceiros e fornecedores (como o Google Analytics), por exemplo.
- Mostre como os usuários poderão atualizar ou alterar os dados fornecidos para seu site.
- Informe que sua empresa está comprometida em manter um link visível para o documento em todos os formulários disponíveis e páginas do site.
- Detalhe todas as informações coletadas via formulário.
- Mostre como os visitantes ficarão sabendo sobre as alterações na política de privacidade. Sejam elas notificações nas páginas do site ou por e-mail.
- Informe as políticas de segurança e configurações do servidor onde o site da empresa está hospedado.
- Esclareça de que forma funcionam os botões de compartilhamento de posts via redes sociais ou mesmo o recurso de pagamento social em troca de conteúdo para o usuário.
- Alerte aos usuários se a empresa pretende compartilhar as informações coletadas com terceiros e, se for o caso, mostre quem são os parceiros e como eles pretendem usar os dados. (A recomendação é não comercializar os dados).
- Mostre de que forma cada dado será utilizado. Sejam eles via formulário, como os dados de navegação.
- Informe sobre a possibilidade de navegar de maneira anônima em seu site para que ações dos usuários, não sejam identificadas como beacons ( dispositivo intencionalmente visível para atrair a atenção para determinado local) ou cookies.
- Explique se a política de privacidade inclui informações solicitadas por sua empresa tais como: e-mail, telefone e contato presencial.
- Esclareça em quais páginas e em que situações são solicitados os dados sobre os visitantes e suas interações com o site.
A política de privacidade para e-commerce é mais específica
Se o site da sua empresa se trata de um e-commerce, o termo de privacidade deve ser ainda mais detalhado. Ele deve conter informações esclarecendo como os dados bancários são tratados etc.
Veja o que é importante informar:
- Explique como os dados dos compradores são disponibilizados em caso da avaliação de produtos.
- Esclareça os padrões de segurança usados no site e de que forma são processadas as transações.
- Oriente sobre a existência de um documento que explica como se dão os procedimentos de compra, inclusive os termos de uso ou contrato de compra, por exemplo.
- Explique de que maneira são armazenados os dados relacionados às transações financeiras, se existe um parceiro responsável por intermediar o pagamento, se são criptografados, e ainda, por quanto tempo eles ficam armazenados.
Esclarecer de que forma é feita a política de privacidade no seu site deixa os clientes mais satisfeitos.