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A importância do design vai muito além da estética

De que maneira o design visual afeta sua Presença Digital

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Talvez você ache que o design visual de sua Presença Digital se resuma a estética de um projeto, mas ele vai muito, além disso, e engloba questões de ergonomia (compatibilidade de um sistema com as habilidades e limitações humanas), usabilidade, etc. Segundo informações divulgadas por uma pesquisa da MUST (Missouri University of Science anda Technology), bastam em media dois décimos de segundo para um usuário formar uma opinião sobre a sua empresa.

Ou seja, isso demonstra o quão importante é o design visual e que seu desenvolvimento pode atrair consumidores ou até mesmo fazer, que eles busquem o mesmo serviço em outros sites. Para ganhar mais clientes, inicialmente é preciso saber quais os fatores devem ser tomados como prioridade na estrutura e construção da sua Presença Digital.

Listamos algumas dicas, que afetam os negócios online e de que maneira você pode otimizar cada recurso para criar uma impressão favorável a seu website ou marca:

Navegação

Um dos pontos chaves para o sucesso de uma Presença Digital é a navegação. É preciso pensar de maneira que o usuário navegue de forma rápida e fácil. Um website construído com base nessa arquitetura faz o cliente ter mais credibilidade na empresa. Pense para além do seu projeto. Como os outros gostariam de vê-lo? Tenha em mente, que o menu com os principais links do seu site deve estar em todas as páginas para que o usuário esteja no controle da navegação.

Muito mais que rápida, a navegação deve oferecer conceitos criativos em sua estrutura. No entanto, longe de encher seu site com gifs coloridos e botões animados. Tudo deve ser feito com uma coerência. No projeto, inclua brincadeiras com linhas e formas básicas. Dessa forma, você ganha pontos por ser diferente dos outros sites.

Imagem principal

A importância do design vai muito além da estética

Os visitantes de qualquer site são atraídos pelas imagens. Fazer uso de imagem principal na Página Principal do website, é a garantia certa para atrair mais olhares para um único ponto focal. Como isso pode ajudar sua página? Essa forma de posicionar a imagem permite direcionar os visitantes para um call – to- action (expectativa de gerar uma resposta imediata). A escolha da imagem principal deve ser clara e com cores otimizadas para web e com um tamanho adaptado para carregar rapidamente.

Mesmo que você opte por não usar uma grande imagem na Página Principal, a estrutura ainda pode ser definida de forma a guiar os olhos do usuário fazendo uso de outros recursos de design na sua página.

Conteúdo

Em tempos de indexação e otimização de sites, o conteúdo de sua Presença Digital mais que nunca deve ser feito sob medida para cada cliente. Pense da seguinte forma: ao invés de preencher sua página contando como a sua empresa cresceu ao longo dos anos, exponha como você pode ajudar seus clientes com soluções efetivas de acordo com cada necessidade. Outro fator a considerar é a linguagem do site que deve ser adaptada de acordo com a faixa etária e personalidade de cada público alvo. Foque em estratégias, que possam atingir e conquistar cada leitor individualmente ao invés de tentar atrair milhões de pessoas de uma única vez.

Concentre-se na produção de um conteúdo objetivo. Em pesquisa realizada pela MUST estatísticas comprovaram que pessoas leem em média 49% das páginas da web com 111 palavras ou menos, se comparadas à leitura de apenas 28% das páginas da web com mais de 593 palavras.  Então, não enrole. O que precisa ser dito fale de forma clara. Não permita que seu cliente perca tempo e dinheiro com conteúdo irrelevante. Seja direto!

Posts populares/recentes

Use a estratégia de uma área com posts mais populares recentes. Se no seu caso, seu site tem um blog é muito bom que você compartilhe e recomende o que é comentado no momento. Se adicionar recentemente um conteúdo, mostre ao seu visitante, mesmo que seja uma parte do conteúdo. Dessa forma, se ele tiver interesse buscará ler a postagem por inteiro. No entanto, um blog deve ser atualizado constantemente. Blog gera tráfego de usuários, mas precisa ser atualizado.

Produza posts de qualidade e com frequência. Isso proporcionará a melhora do índice na página do Google (pagerank) e permite que as páginas do seu website possam ser visualizadas de forma mais rápida que o habitual.

Botões de redes sociais

A importância do design vai muito além da estética

Ao permitir que botões de redes sociais sejam adicionados a sua pagina, mesmo que a empresa não faça uso delas garante aos visitantes a oportunidade de compartilhar a página ou o conteúdo com outros contatos divulgando sua Presença Digital. De forma, que seu site pode ganhar mais visitas e abrir um espaço para discussões e ajuda a conhecer melhor a opinião dos seus clientes em relação à empresa.

Além disso, existe a possibilidade de monitorar e entender o que estão falando a respeito do seu negócio. Os visitantes de um site esperam que possa ter botões de compartilhamento em website. Ao contrário disso, se não torná-los disponíveis, os clientes podem sair do seu site por não ter encontrado uma maneira de compartilhar com os amigos o que querem comprar. Entenda que para o usuário copiar a url e colar na rede social necessita muito mais trabalho, por exemplo.

Estética

A importância do design vai muito além da estética

Por último e não menos importante, a estética. A aparência de um site diz muito sobre a empresa ou serviço. A estrutura deve ser pensada e construída com um designer. A agência então convocará os programadores e o designer para atuar em prol de uma concepção estética. A “linguagem de design” vai unir o que há de mais importante entre as duas áreas. A ideia é criar um site que permita ser bonito esteticamente e funcional.

Durante o processo de desenvolvimento serão usadas linhas, cores, formas, caixas e texturas. A sensação de um visitante ao acessar o seu site deve ser pensada do início ao fim. Será o mesmo que criar nele uma expectativa referente ao seu produto, empresa ou serviço.

Concluindo

Então, quando você pensar em design saberá que é muito mais que a estética. Ao pensar em todos esses pontos chave agora é o momento de avaliar o seu site como um todo.  Analise a estrutura como se fosse uma pessoa. A plataforma é muito formal? O menu combina com o cabeçalho? As fontes possibilitam uma boa leitura?

Dessa forma, cada elemento contribuirá para aumentar as visitas no seu site. Se não for pensado seguindo esses requisitos o cliente acessa uma única vez e não volta. Com certeza, você não quer isso.