Neste Artigo

Mapa das agências digitais do Brasil em 2012

O que vimos no Youpix 2012

5 minutos de leitura

O que é o YouPix

Pra quem ainda não sabe, o YouPix é um evento que prestigia e debate assuntos relacionados ao mundo digital. Como o próprio evento diz, é onde a internet se encontra fora da internet.

Muitos profissionais – blogueiros, vlogueiros e podcasters – que se conhecem apenas através de avatares do mundo virtual se encontram e compartilham suas experiências (boas e ruins), nesse evento. Os webcelebridades que passam despercebidos na maioria dos lugares, ficam sem conseguir dar um passo sem ter que parar para dar autógrafos e tirar fotos.

O que eles conseguiram passar, nesse evento?

Eu fui aos dois dias do evento (10 e 11/12 de 2012) e vou tentar passar para vocês um pouco do que ouvi e vi nos debates.

O primeiro bate-papo que presenciei rolou com as feras do marketing digital – Deborah Serra (Líder de Planejamento da AG2 Publicis Modem RJ e Pesquisadora de Mídias Sociais), Juliana Sawaia (Consumer Insights Manager do Ibope), Risoletta Miranda (jornalista e diretora executiva da FSB PR Digital), com mediação de Jacqueline LaFloufa (jornalista e editora executiva do Blue Bus) – o papo foi sobre o sucesso da hashtag #OiOiOi e a relação do twitter com o aumento da audiência da novela. Juliana deixou claro que o sucesso da hashtag foi devido à qualidade da novela e que ainda falta muita interatividade por parte do público do twitter para a internet ter o mesmo peso que os pontos do Ibope na hora de medir a audiência.

Durante os intervalos das palestras, era possível interagir com bastante coisa bacana. A Multishow montou um stand onde desenhistas digitais criavam caricaturas dos participantes que recebiam uma caneca com a imagem da caricatura ilustrada. A fila era enorme e foi necessário uma distribuição de senhas, ou seja, um sucesso só.

A Fiat também marcou uma bela presença e sorteou um iPad entre os participantes que seguissem o perfil @fiatbr no Instagram e postassem uma foto no stand com a hashtag #fiatnoyoupix, a foto ainda poderia ser impressa no stand.

A Magazine Luiza ofereceu uma sala VIP com direito a biscoito globo, havaianas e ar condicionado – esse último foi mais desejado do que a cerveja oferecida gratuitamente – já que o calor carioca estava de desidratar (rs). Para desfrutar dessa mordomia toda, o participante deveria lançar na rede um tweet citando o @magazinevoce e a hashtag #NaBoaNoYoupix

A Vivo não só fez a transmissão ao vivo de tudo que rolava no palco principal para quem não conseguiu ir mas ofereceu também uma super máquina que imprimia o seu post mais curtido do Facebook em uma camiseta exclusiva para todos os participantes que interagissem com o stand.

No stand do Instaquadros era possível comprar e vender fotos do Instagram. Eu não interagi muito nesse stand mas ouvi as pessoas reclamando dos preços dos quadros.

A Heineken foi a patrocinadora responsável por aliviar nossa sede (hehehe) e juntar os webmaníacos em um espaço reservado para degustar a boa cerveja, já que no evento havia menores de idade e a preocupação em evitar qualquer consumo irresponsável era forte.

De volta às palestras

Ainda no primeiro dia consegui assistir o bate-papo do Rafinha Bastos com um dos pioneiros em virais do Youtube, Jadson do sucesso Evolution of Dance. O papo foi super descontraído e o Jadson ainda deu uma palhinha ao vivo da performance que hoje carrega a marca de mais de 207.310.067 visualizações. Na hora das perguntas, Rafinha não fugiu dos curiosos que queriam saber sobre o processo envolvendo ele e Luciano Huck.

No segundo e último dia do evento, confesso que tive um pouco de dificuldade em ouvir os palestrantes porque o espaço era pequeno e haviam 3 palcos com apresentações simultâneas e muuuuito barulho, ou seja, se você não conseguisse sentar na primeira fileira, tinha que contar com suas próprias habilidades em leitura labial e com uma boa dose de foco e concentração (um baita desafio em um ambiente tão cheio de informações e novidades).

Além da palestra sobre plágio de conteúdo – com Rosana Hermann (jornalista, blogueira no Querido Leitor e Gerente de inovação no Portal R7), Carlos Cardoso (blogueiro e autor do Contraditorium), Jacqueline LaFloufa (jornalista e editora executiva do Blue Bus), Pablo Peixoto (Gerente de Conteúdo e Social Media da F/biz e videomaker no canal Qu4troCoisas), com mediação de Ana Erthal (professora da ESPM e pesquisadora de mídias e conteúdos digitais) – teve um bate-papo muito construtivo sobre as novas leis da internet – com Mariana Macário (Gerente de Políticas Públicas do Google Brasil), Paulo Rená (Mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB, ativista pelo respeito aos direitos fundamentais na Internet, foi gestor do Marco Civil é membro do Partido Pirata do Brasil), João Carlos Caribé (Ciberativista, idealizador do Mega Não e da Petição Online contra o “AI5 Digital”), Bruno Magrani (professor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Digitais) e mediação de Pedro Dória (Editor Executivo de Plataformas Digitais do jornal O Globo) – e uma retrospectiva da web com o que bombou durante o ano. Pra terminar, rolou a tão esperada premiação Melhores da Twittosfera 2012 – prêmio que buscou eleger os tweets e perfis mais marcantes dos último ano – confira os vencedores:

Vencedores da Premiação Melhores da Twittosfera

#FF do Ano – @naosalvo

Perfil Anônimo do Ano – @dilmabr

Arroba Revelação do Ano – @fecastanhari

Avatar do Ano – @bicmuller

Muso do Ano – @cauemoura

Musa do Ano – @kefera

Hashtag do Ano – #OiOiOi

RT do Ano – AMIGOS, FIZ UMA HOMENAGEM AO LATINO: http://youtu.be/QRQxWnMC6Ag – tuitada de @cauemoura, teve mais de 3000 rts.

Trending Topic do Ano – Gangnam Style

Curador do Ano – @naosalvo

Uso Criativo do Twitter do Ano – @MeuPainoGoogle

Cabeçalho do Ano – @gaveta

Resumindo

No geral o evento foi incrível e muitas outras coisas aconteceram, eu deixei de citar aqui por não ter tido o tempo de interagir. Muitos assuntos, muitas trocas de ideias, debates e interação com as redes sociais, simultaneamente.

Acho que a produção pecou no local do evento – só haviam botecos bem sujinhos ao redor e conseguir um táxi foi difícil – além, claro, da poluição sonora dentro do evento, já que tínhamos 3 palcos colados um ao lado do outro, praticamente. Muito barulho e muito, mas muito calor.

É isso, espero ter passado um pouco do que presenciei no evento e vamos aguardar o próximo Youpix. 😉