Adaptação ou Disrupção
Com tantos recursos tecnológicos disponíveis na palma da mão como celulares e tablets, o consumidor cada vez mais está atento aos serviços que podem ser usados nos aparelhos. Pensando nisso, a adaptação de conteúdo para dispositivos móveis nunca se fez tão necessária. A notícia foi divulgada durante o segundo módulo de debate do Encontro Estadão de Pequenas e Médias Empresas (PME).
O evento que aconteceu no dia 5 de setembro, em São Paulo, agregou especialistas e empresários do comércio eletrônico no Brasil com o objetivo de discutir novas propostas para atrair investidores e se diferenciar da alta concorrência.
Investir para o futuro (presente)
Segundo especialistas presentes no evento, o momento é o mais adequado para investir nesta nova estruturação de sites que atendam a essa demanda. Para Pedro Guasti, vice-presidente de marketing do Buscapé a “mobilidade já é uma realidade”. Ele citou pesquisas recentes do site E-Bit para exemplificar a sua afirmação. “Os dispositivos móveis já representam de 3,5% a 4% dos pedidos de compra no e-commerce. Daqui a cinco anos, representará de 50% a 60% das compras”.
Já Carlos Moysés, do RestauranteWeb, destacou que este é o momento ideal para os investidores de startups no país. O mesmo afirma que com a experiência adquirida neste setor é importante se adaptar as novas exigências impostas para os sites mobiles. Eles já conhecem as dificuldades tributárias, trabalhistas, dimensões geográficas e as questões logísticas. Os investidores (hoje) não investem em qualquer coisa”, afirmou.
Na crista da onda das multiplataformas, a agência digital Logomotiva tem como expertise o desenvolvimento mobile e produção de plataformas responsivas, ou seja, que adaptam o conteúdo para possibilitar qualquer tipo de visualização. “Queremos que nossos clientes não percam nenhum acesso. Programamos para que nossos sistemas sejam acessíveis para todos, independente da audiência ou do dispositivo utilizado”, conclui Lao Martins, sócio diretor da agência.