10 passos rápidos para ajudá-lo a ser mais criativo, por Jefrey Paul Baumgartne
1 – Ouça a música clássica de Johann Sebastian Bach
Se Bach não faz de você mais criativo, você provavelmente deve consultar o seu médico ou um neurologista, se você também está incomodado com dores de cabeça, alucinações ou estranhos fatos durante a noite.
2 – Brainstorming
Se bem conduzido, o brainstorming pode ajudá-lo não só aparecer com uma mala cheia de novas idéias, mas também pode ajudar a decidir qual é a melhor delas.
3 – Tenha sempre perto de você um bloco de notas e uma caneta ou lápis
Dessa forma, se você é “chacoalhado” por uma idéia, você pode rapidamente anotá-la. Ao reler suas anotações, você pode descobrir que cerca de 90% de suas ideias são estúpidas. Não se preocupe, isso é normal. O que é importante são os 10% que são brilhantes.
4 – Se você está preso em uma idéia, abra um dicionário, selecione aleatoriamente uma palavra e, em seguida, tentar formular as ideias incorporando essa palavra.
Você ficará surpreso ao ver como isso funciona bem. O conceito é baseado em uma verdade simples mas pouco conhecida: a liberdade inibe a criatividade. Não há nada como uma dose de restrições para fazer você pensar.
5 – Defina seu problema
Pegue uma folha de papel, caderno eletrônico, computador ou o que você usa para fazer anotações e defina o seu problema, detalhadamente. Você provavelmente vai encontrar inúmeras pequenas soluções que, juntas, podem se tornar uma ideia.
6 – Se você não consegue pensar em nada, vá caminhar
A mudança de ambiente é positiva para você e um leve exercício ajuda a agitar as células cerebrais.
7 – Não assista TV
Experiências realizadas pelo JPB Creative Laboratory concluiram que assistir TV faz com que seu cérebro pingue lentamente para fora de suas orelhas e/ou nariz. Não é bonito, mas acontece.
8 – Não use drogas
Pessoas sob os efeitos das drogas acham que são mais criativos. Para todos os outros, eles só parecem drogados.
9 – Leia o máximo que você conseguir, sobre tudo
Livros exercitam o cérebro, fazem você sair do seu universo e visitar um outro paralelo. Serve de inspiração e o enche de informações que lhe permitem fazer conexões criativas, facilmente.
10 – Exercite seu cérebro
Cérebros, assim como corpos, precisam de exercício para manter a forma. Se você não exercitar o cérebro, ele vai ficar flácido e inútil. Exercite seu cérebro lendo muito (ver dica 9), conversando com pessoas inteligentes, discordando e argumentando pode ser uma excelente maneira de treinar as células do cérebro. Mas entenda, argumentar sobre política, sobre diretores de cinema ou sobre a importância dos animais no universo é bom para você, discutir sobre quem deve lavar os pratos não é.
Experimente as dicas e comente!