Estabelecer uma estratégia de conteúdo é muito mais que concentrar os esforços nas etapas de produção. Para obter resultados favoráveis é necessário ser capaz de identificar o valor empreendido no desenvolvimento das ações. Então, quando o assunto é conquistar clientes será importante ter como base quatro pilares fundamentais para o sucesso de qualquer iniciativa.
Determinar o espaço
A primeira estratégia de conteúdo a ser definida é o espaço. Sim, este é o primeiro passo para desenvolver ações que comecem a dar resultados efetivamente. Isso é bem diferente da estratégia de posicionamento ou a determinação de proposição de valor. A diferença entre as propostas está no fato que o posicionamento e a proposta de valor dizem respeito a algum tipo de solução que a empresa oferece. O espaço diz respeito ao segmento que se deseja alcançar e os problemas que cada público-alvo exige. Se a meta é estabelecer uma identidade que transmita confiança na solução dos problemas, liderança e ideias criativas é preciso definir as prioridades.
Mantenha o foco no problema de cada cliente e pense em ideias que possam agregar valor através do desenvolvimento de conteúdo específico para ele. Sendo assim, em seguida será mais fácil determinar o espaço de desenvolvimento das estratégias de comunicação.
Produção
Mesmo que você tenha uma grande quantidade de conteúdo sendo produzido na empresa, talvez ele esteja restrito ao conhecimento das pessoas que o desenvolvem. A estratégia é permitir que a produção do conteúdo navegue para além disso. O que acontece algumas vezes é que alguns produtores podem até escrever de forma clara e eficiente, mas em outras eles precisam de ajuda na produção. Ou seja, eles necessitam de fontes que transmitam informações de maneira coerente e convincente.
Em alguns exemplos das empresas mais bem sucedidas na produção de conteúdo, ele é desenvolvido por uma equipe de marketing. O grande segredo para bons resultados é que os responsáveis pela produção possam obter pautas para entrevista, elaboração de documentos e criação de briefing de forma a facilitar a “alimentação” constante do canal. Em seguida o foco será em pensar como será feito o follow-up, ou seja, a entrega e divulgação do material que está sendo produzido.
Reaproveitamento
Com a correria do dia a dia e o deadline apertado talvez uma estratégia de conteúdo esteja sendo perdida. Se você não pensou na possibilidade de reaproveitar o conteúdo está perdendo uma grande chance de usar assunto anterior e discuti-lo novamente, porém de uma maneira totalmente diferente.
Um exemplo disso é quando se realiza uma entrevista a fim de criar uma matéria e, em seguida, alguém da equipe já estabelece como ele será distribuído, pode ser um artigo para site, um post para blog etc. Ao usar algo que já foi discutido, a recomendação é começar a abordar o assunto de forma diferente.
Pense da seguinte forma: se uma entrevista foi usada para escrever uma grande matéria ela pode ser usada para desenvolver posts menores, usar imagens e infográficos divertidos que ajudam a compor melhor a história. O uso de imagens no texto é algo que impacta positivamente na leitura e aumenta as possibilidades de compartilhamento. E ainda, ao usar um texto antigo com novas imagens e contado de forma diferente pode-se transformar esse conteúdo em uma narrativa de vídeo ou podcast. Enfim, são muitas possibilidades a ser pensadas com o conteúdo. A grande questão é dedicar criatividade e dedicação no reaproveitamento tanto quanto no desenvolvimento do conteúdo original.
Promoção
Se você achava que a produção de conteúdo envolve apenas o desenvolvimento e a divulgação não é bem assim. Uma das estratégias que ajuda a obter bons resultados é promover o conteúdo de forma que ele seja visto. Algumas pessoas não fazem isso por achar que a promoção é algo extremamente difícil, porém o mais complicado é manter a disciplina em torno desta.
Aqui algumas iniciativas para promover a promoção:
- Comprometimento com os criadores do conteúdo e fontes;
- Publicar o material em outras plataformas que não sejam da empresa;
- Usar as mídias sociais para comunicar que está disponível para feedback;
- Articule o conteúdo dos resultados de pesquisa através do Google autoria;
- Otimize o conteúdo para os resultados de pesquisa;
- Crie conteúdo em conjunto com visuais criativos para ter mais chances de “viralizar”, e ser compartilhado.
Todos os pontos citados serão descritos profundamente abaixo:
Como tirar o máximo das mídias sociais?
De fato alimentar as redes sociais não é algo tão fácil como as pessoas imaginam. Disponibilizar uma série de postagens em redes sociais distintas com conteúdo exclusivo exige planejamento. Um dos problemas de disponibilizar conteúdo em mídias sociais é o foco em quantidade e não na qualidade. Mesmo que se faça um bom conteúdo é preciso compartilhar nos canais com certa frequência para gerar likes e compartilhamentos com os seguidores da página em questão.
Publicar em outras propriedades sociais
Buscar novas formas de promover o seu conteúdo em outras plataformas, que não sejam de sua autoria, pode ser uma boa oportunidade de ter seu produtor de conteúdo sendo procurado por outras fontes. Já testou as possibilidades com podcast ou webnar (webconferência)? Estas também são plataformas de distribuição de conteúdo diferentes das tradicionais e com outras possibilidades.
Envolvimento com quem cria o conteúdo
Não basta delegar funções sem conhecer o potencial que cada colaborador tem. Desenvolver conteúdo também está no pacote. Se a empresa oferece conteúdo ela precisa saber que este deve ser produzido por um alguém que seja especialista no assunto, ou que se interesse por novidades da área. Dessa forma, fica muito mais fácil promover o fluxo contínuo e criar engajamento.