Entenda os desafios do User Experience (UX)
Quem oferece serviços ou vende determinados produtos precisa ter em mente que uma das prioridades deve ser sempre a experiência do usuário ou o User Experience (UX). Uma empresa só pode ter sucesso se colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar. Este é o grande diferencial quando a finalidade é o desenvolvimento de software. Porém, uma barreira a ser vencida é a ideia que alguns empresários têm de achar este investimento um desperdício de recurso.
Em alguns casos, a UX está interligada com a interface do usuário e com a criação do design. No entanto, a visão ainda é limitada por considerar que a experiência positiva de um software é um trabalho exclusivo de User Experience.
Não confunda algo com apenas um visual incrível com uma plataforma que seja realmente útil. O Google é um exemplo desta afirmação. Sua interface é criativa, simples e acessível para qualquer pessoa que deseja realizar buscas. Uma página com vários botões seria um desperdício de tempo e um design incoerente.
A User Experience deve priorizar todo o processo que envolve uma plataforma web, seja a relação estabelecida antes, durante e depois ao que diz respeito às novas tecnologias ou softwares. Então, será importante avaliar como cada grupo se comporta.
O que antecipa o uso do software
Aqui a grande questão é avaliar como será a experiência do usuário antes mesmo dele interagir com a tecnologia. Isso está muito longe de focar somente na aparência do site. Algumas questões devem ser respondidas durante o desenvolvimento. Um cliente precisa sentir que a empresa tem a intenção de atendê-lo bem e não que é uma plataforma semelhante à vitrine de produtos. O usuário precisa ter em seus serviços total credibilidade. Eles estão atentos as suas intenções, e se notarem que estão como cobaias no processo dificilmente voltarão. Algumas questões devem ser respondidas. Você esclarece as dúvidas dos usuários rapidamente? Quanto tempo leva para responder questões? Não peça o cartão de crédito antes de permitir que ele teste o software. A atitude causa uma péssima impressão.
Sim, todos esses comportamentos integram o UX e fazem parte das expectativas de cada cliente em relação a sua empresa.
O uso do software
Acredite, um usuário apostou em seus serviços porque tem nele a crença de que é o melhor recurso para ajudá-lo nas tarefas do dia a dia. A finalidade da User Experience é reforçar essa imagem.
A integração é a melhor das iniciativas para promover o uso. Tente auxiliá-los com webminars (webconferência), vídeos, tutoriais animados, vídeos explicativos e e-mails.
Como anda seu suporte? Encaminhar clientes para um FAQ, não é uma das melhores alternativas. Às vezes, o usuário está longe de se familiarizar com a linguagem e poderá ficar perdido e insatisfeito com as explicações técnicas.
Ao oferecer um software ele deve permitir que o usuário navegue com segurança e seja de fácil acesso, pois do contrário ele não terá vontade de usar as tecnologias criadas pela empresa.
Após o uso do software
Já falamos das prioridades no processo antes, durante e agora o foco é no depois. O User Experience precisa considerar como será a usabilidade do usuário quando ele não está conectado. A experiência deve ser tão boa quando se está usando o software e quando não está. Você questionou como anda sua comunicação com os usuários? A empresa oferece dicas por e-mails de como obter benefícios com o software? Costuma ouvir e pedir sugestões de como pode melhorar? O processo foi constituído de maneira simples de forma a facilitar o compartilhamento de como eles ganharam ao adquirir seu software?
Cada processo é fundamental para garantir a plena satisfação dos clientes. A opinião deles é o que vai garantir uma experiência diferente com o software. O objetivo do UX é proporcionar aos clientes antigos uma evolução com a experiência e que os novos tenham fácil acesso aos recursos.
Desafios do User Experience
Quando se pensa em UX, antes de perguntar quem deve ser o líder do User Experience reflita e pense quem não deve ser. Se for delegada a função a alguém da área técnica, esse pode colocar tecnologia em qualquer lugar. Já o design pode focar somente em uma visão unilateral de aparência. O ideal é montar uma equipe plural. Ou seja, uma parte ligada ao desenvolvimento de produtos e negócios e outra com o foco na interação com os clientes. Dessa forma, cada um saberá o momento ideal para agregar as tecnologias e o design para inserir na estratégia da User Experience.
Torne seus clientes especialistas no assunto. Promova sua ideia, peça sugestões e aceite críticas. Esse comportamento deve ser feito diariamente com muita disciplina antes, durante e depois do desenvolvimento de qualquer projeto.
Fonte: iMasters