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Twitter - Logomotiva Presença Digital

O que há de errado no meu Twitter? Porque não consigo mais seguidores?

6 minutos de leitura

O twitter é uma rede social em que poucos segundos fazem uma pessoa se interessar em te seguir ou não. De qualquer forma, se a Presença Digital de sua marca, produto ou serviço é levada a sério, o Twitter é uma rede que não deve ser ignorada. Como você tem “pouco” a dizer com frases curtas de interação com seus amigos e futuros followers, a dica aqui é se concentrar nas estratégicas certas para atrair mais olhares e consequentemente fazer seu perfil bombar. Pensando nisso, listamos os erros mais comuns do twitter para você fugir deles.

Para dar início a estratégia, a primeira atitude que deve ser feita é uma análise sua de como outras pessoas veem seu perfil. O resumo pop-up abaixo da sua foto mostra o seu potencial para conseguir mais seguidores. Nesta área, os usuários da rede podem ter uma breve visão do que você divulgou de informações. A metade superior da tela mostra o seu avatar (foto de capa), a biografia e uma contagem dos following (pessoas que você segue) e followers (seguidores). E por fim, a exibição dos seus últimos twittes.

Então, a decisão de seguir parte a princípio na maioria das pessoas em ver o resumo do perfil de cada usuário. O que isso representa? Para atrair pessoas você deve aproveitar o máximdo o espaço destinado a imagem e ter a certeza de que sua biografia é interessante o suficiente para chamar a atenção de outras pessoas. E o principal, seus twittes devem ser atraentes, pois do contrário poucos perfis terão interesse em te seguir.

Veja o que você pode fazer para conquistar potenciais seguidores!

Sou um “guru de mídia social”

Não, use essa expressão, ok?! A mesma recomendação serve para apelidinhos como “ninja”, “expert” e “perito”, nada bom para a sua Presença Digital. Você pode até ser uma referência na sua área de atuação, no entanto a rede social está constantemente em mudanças e sempre há algo novo a aprender. Além do mais usar, um nome como esses pode soar meio presunçoso da sua parte. Essa forma de resumir o perfil ao invés de atrair as pessoas pode acabar afastando.

Sua imagem é um ovo

Uma imagem de um ovo como foto de capa realmente não é das mais atraentes. Essa imagem aparece logo que você cria um cadastro, e é possível trocá-la. No Twitter, são poucas as chances de envolver as pessoas visualmente e com isso o desperdício de imagens só prejudica. Acredite, usuários querem visualizar perfis em que podem “acessar” uma personalidade por trás dele.

Evite deixar sua foto como um avatar padrão, ou uma imagem fake como de celebridades ou alguém que não seja você. Outra dica também é não ousar demais nas fotos. Isso pode atrair outro tipo de seguidores para o seu perfil. A resolução da fotografia é algo muito importante, pois algumas pessoas não colocam uma imagem com uma orientação clara dos gifs. A melhor imagem a se colocada é uma foto sua se for possível com um pouco de criatividade e nos padrões certos.

Seu perfil aparece como #Teamfollowback

Esqueça descrições pedindo as pessoas para te seguirem e em troca você segue todos de volta. Isso realmente, não é atraente na Presença Digital. No Twitter, como em qualquer outra rede social ninguém segue outra pessoa sem um motivo. Um perfil é interessante devido ao seu fluxo de conteúdo e finalmente sobre a sua pessoa. Mas entenda é perfeitamente aceitável as pessoas optarem por não te seguir.

Ao fazer promessas do tipo “sigo quem me segue”, o que ocorre é que você diminui o fluxo do perfil com conteúdos, que podem não ser do seu interesse e consequentemente dispersar o valor de sua atenção sobre esses usuários.

Quando a sua relação seguinte é desproporcional

Talvez você não tenha percebido uma bandeira vermelha no seu perfil. Já notou a relação desigual, que aparece entre os usuários que você segue e aqueles que seguem você. Isso pode sugerir aos usuários um perfil de conta como spam.

Pode-se entender, que é perfeitamente compreensível seguir mais contas do que ter seguidores. No entanto, uma grande diferença entre esses números faz com que os olhares sobre o seu perfil sejam desconfiados. Ao criar uma conta, aquiete seus dedinhos antes de “enlouquecer” com o botão seguir. Você acha mesmo que as pessoas não acham estranho essa pequena lista de seguidores em comparação com quem você segue?

Descrever a biografia em terceira pessoa

Esqueça o que já ouviu sobre descrever sua biografia na terceira pessoa. Em algum momento, talvez você tenha tido a impressão de soar que sua Presença Digital fosse mais profissional e objetiva. Porém, isso é um mal conselho em se tratando de uma conta no twitter. Esse tipo de descrição pode até soar mais formal. Mesmo por razões de uso profissional, seu perfil não precisa ser chato. Sua biografia deve revelar o quão atraente você é. Até mesmo uma biografia engraçada e leve atrairá mais seguidores do que algo muito sério.

Você tweeta muito

Pense o seguinte: mais vale um twitt de qualidade do que vários, que nada dizem. Compartilhe com seus seguidores algo interessante, engraçado e informações úteis. Não fique igual a um spam escrevendo tudo que faz. Esqueça atualizações como “partiu banho” ! vamos combinar ninguém quer saber disso …

Perfil de humblebrag

Sim, as pessoas vão ler os seus dois últimos tweets. Aqueles mostrados abaixo do seu avatar. Uma das reclamações do usuário do twitter é o ódio mortal aos comentários do tipo “humblebrag” (algo que não parece orgulho, mas no fundo aparenta narcisismo), e auto engrandecimento. Por exemplo, comentários do tipo “eu não comparo meu sucesso com o de outras pessoas e afirmar, que estudou em umas das melhores escolas do pais”. Se na sua recente atualização você estava se exibindo ou ainda retuitou um elogio inteiro e uma lisonjeira menção tem algo pior?

Robôs criam seus tweets

Algumas opções automáticas como agendar tweets ou ainda serviços, que publicam tweet em seu nome, não são a melhor alternativa para ganhar popularidade no perfil. Dessa forma, suas publicações são geradas automaticamente e as pessoas perdem o interesse em te seguir.

Seguidores se interessam por presenças Digitais com atualizações reais. Acredite agendar status em períodos estratégicos é a pior ferramenta a ser usada. A rede social exige no mínimo um pouco de envolvimento. Não basta transmitir palavras sem sentido. Uma boa dica é começar a interagir com outros usuários do Twitter e ficar atento aos trending topics (lista em tempo real das frases mais publicadas do perfil em todo o mundo) para ver o número de followers crescer significativamente.

Vender alguma coisa

A sua Presença Digital pode até trabalhar com marketing e vendas, mas não precisa usar seu perfil para ficar mencionando seus serviços ou produtos a todo momento. Se tiver vontade de usar a rede social como meio de divulgação crie um perfil específico para isso. Ninguém quer se sentir pressionado a comprar algo.

Então se o seu objetivo é usar o perfil para vender algo de forma bruta esqueça, pois as pessoas não se interessam por um marketing desse tipo. A publicidade já é algo comum a todas as redes sociais e evitar um usuário spam é o suficiente.

Enviar SPAM DM

Com todas as dicas descritas acima, enfim você conquistou alguns seguidores. Mas se mandar uma mensagem automática para eles com uma auto promoção ou propaganda, as chances desse novo seguidor deixar de segui-lo são muito grandes. Além disso, evite mandar links sem que ele peça para visitar seu site ou página. Fique atento, para não se deixar levar por essa forma marketing em sua Presença Digital. Do contrário os novos usuários deixarão de ter interesse no seu twitter.

Agradeça a presença do novo usuário e se possível comece a interagir com ele. Verifique se ele tem um blog, uma página ou perfil no Facebook. Tenha interesse por seus seguidores.