Recentemente a revista Forbes publicou uma matéria sobre as tendências mais significativas para o setor de web design, em 2014. Com base nisso, a publicação pesquisou nos sites de design profissional o que vem ganhando destaque no cenário atual. Em geral, alguns aspectos como design simples demonstraram o motivo de terem caído no gosto dos clientes.
1) Projeto Responsivo
Não é de hoje que se discute a importância de ter um site responsivo. Atualmente, o design responsivo está cada vez mais tornando -se um padrão de consumo necessário para trabalhar com internet e sua aderência pode até afetar seu Google Ranking, ou seja, o posicionamento da página. Sim, ao construir um site devemos considerar como a tela do desktop se encaixará na resolução de tela de um smartphone.
Então, muitas agências costumam encontrar dificuldades para encontrar um profissional capaz de adequar perfeitamente o funcionamento de um site seja em uma plataforma de smartphone, tablet e no desktop padrão. Tudo isso de maneira a facilitar a usabilidade do usuário.
2) Projeto Simples
Quando se fala em simplicidade menos é sempre mais. Talvez seja um clichê, mas em se tratando de construção de sites é uma regra que deve ser considerada. O simples remete ao conceito de integrar as melhores práticas a fim de que o visitante possa navegar pelas páginas do site de maneira simples e atendendo às suas expectativas. Longe de se algo pouco trabalhoso, às vezes, uma solução simples pode exigir muito mais tempo de dedicação ao projeto que uma página cheia de recursos de flash.
O que isso quer dizer? Priorize sempre imagens de qualidade. Elas sem dúvidas proporcionarão destaque ao seu layout. Outro etapa que nunca deve ser deixada de lado é o conteúdo de relevância para o usuário. Sua empresa é uma startup de eventos? Já pensou em criar um blog para divulgar assuntos de interesse para seus clientes? Sendo assim, aos poucos você vai destacando o que é importante e o que pode ser descartado ou com menos prioridade.
Um designer com experiência pode facilitar muito esse processo, pois ao invés de ficar tentando adivinhar o que dará certo ele avaliará as possíveis respostas. Uma equipe de projeto experiente é outro fator no qual sem dúvida interferem em um projeto. Com um pouco de vivência no segmento , cases semelhantes e formatos ficará muito mais fácil extrair uma solução ou ideia.
3) Storytelling design
A metodologia tem como base contar uma história através do percorrer dos olhos do usuário no site. A ideia aqui é passo a passo descrever algo seja em site de empresa, serviço ou produto. Lembra da parte institucional e padrão de uma página? Deixe o usuário desvendar o que o seu negócio tem de diferente dos outros. O que sua empresa já fez? Como você chega a uma solução? Pense em cada item de menu do site. Converse com a sua equipe. Estabeleça metas e desafie-os a criar soluções de usabilidade. Sim, ao testar pontos como esses, alguns critérios como a identificação mais fácil de uma área de e-commerce ou a leitura de notícias do blog podem ser mais rapidamente solucionadas. Não estamos falando que seja fácil, mas sem dúvida é um desafio que surtirá efeitos ao seu negócio se for bem feito.