Entender todas as etapas que envolvem o seu negócio e a melhor forma de desenvolvê-las é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Com base nisso, você já pensou em que tipo de informação está divulgando para a sua área de atuação? O marketing de conteúdo consiste na forma como é distribuído o conteúdo relevante para reter e atrair clientes de maneira consistente. Ou seja, isto representa uma estratégia poderosa que induz uma intenção de mudar o comportamento do consumidor.
Então, a melhor estratégia a ser usada quando a finalidade é conquistar clientes em potencial é sempre desenvolver um conteúdo considerando um conjunto de objetivos determinados e a definição de planos estratégicos para um propósito. Não basta produzir a informação sem conhecer seu público alvo e a melhor forma de falar a língua dele. Hoje, produzir conteúdo é muito mais que só produzir informação sobre seus produtos ou serviço. A comunicação precisa avaliar o que os clientes querem.
Veja alguns pontos essências de um plano estratégico para o desenvolvimento de conteúdo:
• Elaboração de um processo contínuo integrado a estratégias de marketing.
• Concentração em atrair novos públicos e não fazê-los perder tempo com conteúdo inútil.
• Permitir ao visitante do seu site, que eles saiam com informações relevantes e atuais.
O conteúdo deve estar presente em toda e qualquer forma de marketing
Ao produzir conteúdo para blogs ou campanhas de marketing online e offline é necessário pensar que essas estratégias precisam estar integradas a todas as outras etapas. Avalie todas as possibilidades de inserir conteúdo relevante nas novas mídias.
Inbound: Aqui o conteúdo é a meta essencial do marketing de entrada. Ou seja, neste processo os visitantes são “alimentados” de informações através de um funil de vendas. Você precisa oferecer conteúdo que eles buscam.
PR: Nesta você pode abordar questões que mostram o quanto você se preocupa com seus clientes por meio de mensagens em massa.
Marketing social: Este pode ser definido como ações que envolvem a gestão de eventos e iniciativas de cunho social a partir da adoção de comportamentos e atitudes individuais e coletivas que orientam a ética, direitos humanos etc.
SEO: Use as ferramentas de Search Engine Optimization para classificar as palavras-chave de acordo com o seu conteúdo.
PPC: Tenha em mente que é preciso direcionar o tráfego de um site de acordo com o que está relacionado com o conteúdo do anúncio. Você não vai querer ter taxa de rejeição no site, né?!
E como está seu marketing de conteúdo?
Use a informação ao seu favor. O marketing de conteúdo ajuda a atrair clientes em potencial.
Agora que você já sabe a importância de desenvolver um bom conteúdo para o marketing digital, vamos te mostrar como começar a fazer as coisas começarem a se transformar.
Estratégia de conteúdo: a recomendação aqui, não é produzir um conteúdo semi-relacionado com o seu negócio. Use o SEO, por exemplo, para definir as palavras-chave para a criação dos textos. Busque ajuda de uma equipe como serviços de freelancers e estagiários para a criação de conteúdo consistente.
Experiência do usuário e SEO: produzir conteúdo atual e interessante para os usuários. Avalie o quanto é importante criar uma boa experiência para o cliente. O uso de palavras-chave ajuda a aumentar a classificação orgânica e com isso expandir o número de visitantes para o seu site.
Produzir conteúdo com objetivos pré-determinados: compreender a relevância de definir assuntos e buscar informações de interesse do seu público. Isso ajudará a sua página da web a conquistar bom posicionamento nos chamados SERP (Search Engine Results Page). Ou seja, na busca orgânica a chance de você ganhar mais visitas por estar bem posicionado é muito maior.
Sim, produzir conteúdo de qualidade dá mais trabalho. Não basta fazer de qualquer jeito ele deve fazer parte da construção do seu negócio e com isso a garantia de conseguir mais clientes e, consequentemente, mais vendas é muito provável.
Todo o conteúdo deve ser estruturado ao longo do tempo em conjunto com estratégias de marketing, que melhor se encaixam no seu negócio. Sendo assim, fica mais fácil definir os melhores padrões de comportamento de consumo e caminhos de conversão. Por fim, nunca se se contente com o que oferece e busque sempre o melhor para se diferenciar da concorrência.