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Interface para Dispositivos Móveis - Logomotiva Presença Digital

Google lança algoritmo “Mobile-Friendly”. E agora?

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Google prioriza sites responsivos

A Google realizou uma mudança muito importante no seu sistema de buscas. A gigante do mercado está introduzindo um novo algoritmo que vai afetar como se pesquisa conteúdo na internet através do celular. A nova medida passou a priorizar sites amigáveis para dispositivos móveis (mobile-friendly), ou seja, páginas na internet que evitam utilizar Flash, possuem links de fácil acesso e um design responsivo.

A experiência Mobile

Segundo a empresa de consultoria Forrester Research, cerca de 38% dos 177 milhões de sites da Internet não estão incluídos nessa nova especificação do maior motor de buscas do mercado. A busca por um design responsivo se torna mais urgente quando muitas pessoas acessam a internet através do celular. Se essa experiência for pior que uma no desktop, ou seja, se o sistema de buscas leva a sites que não funcionam, a Google se torna vulnerável em uma área em que ela não pode ser.

Desta forma, buscando dar maior relevância a acessibilidade e seguindo a tendência mundial onde dispositivos móveis estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, no trabalho e no cotidiano, o interesse em implementar essa medida é a garantia de melhoria na navegação mobile, já que 89% dos donos de smartphones no mundo inteiro utilizam o Google para realizar pesquisas. Somente nos Estados Unidos, 94% das pessoas com celular procuram informações locais no telefone.

Impacto no mercado

Esta medida tem assustado pequenas empresas que não possuem um site dentro dos novos parâmetros, mas isso não é um problema só para os pequenos negócios. Grande ou não, se atualizar de acordo com o mercado se torna uma obrigação caso a empresa deseja ter visibilidade e relevância na internet.

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Diferença de visualização responsiva no celular

Na imagem, temos o exemplo da Universidade UniCarioca, na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Esta, durante o desenvolvimento da migração para uma plataforma Drupal mais moderna, sentiu-se a necessidade também de uma reestruturação da Arquitetura de Informação e uma nova proposta de layout para que o portal pudesse ser compatível com o design responsivo. Dessa forma, tanto na experiência mobile quanto no desktop, a UniCarioca se atualizou e oferece,hoje em dia, uma navegação mais fluída para seus usuários.

Os dispositivos móveis são essenciais para seus negócios e continuarão a ser, não importa se você tem um blog sobre seu time de esportes favorito, trabalha no website do teatro da sua comunidade ou vende produtos a possíveis clientes. Garanta que seus visitantes têm uma boa experiência quando acessarem seu site por meio dos dispositivos móveis.

E o seu site? Será que está nos parâmetros da nova medida? O Google disponibiliza uma ferramenta, a Lighthouse, uma ferramenta automatizada de código aberto para melhorar a qualidade das páginas da web. Você pode executá-lo em qualquer página da web, pública ou que exija autenticação. Possui auditorias de desempenho, acessibilidade, aplicativos web progressivos, SEO e muito mais.

Como fica para o usuário final

O Google descreveu as mudanças em fevereiro deste ano (2015) da seguinte forma:

Começando em 21 de abril, nós estaremos expandindo nossa interface amigável de celulares como um fator de ranking. Essa mudança afetará as buscas em mobile em todas as línguas ao redor do mundo e terá um impacto significativo nos nossos resultados de busca. Consequentemente, usuários acharão mais fácil encontrar resultados relevantes e de alta qualidade que são otimizados para os seus devices.

Além de garantir a qualidade e usabilidade da ferramenta de busca, uma melhor navegação possibilita que os usuários estejam mais dispostos a clicar em anúncios oferecidos e é neste ponto que a Google tem focado. Enquanto a margem de mercado de anúncios da empresa reduziu de 50% para 46%, nos últimos 3 anos. O Facebook neste mesmo período quadruplicou para 21% sua participação com anúncios.

Fonte: Google