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Especialista prevê os rumos do marketing digital para 2014

Apostar em algo independente do que seja sempre exige um exercício de avaliação do esforço empreendido no passado. Com base nisso, o indiano Prabhvir Sahmey, principal responsável por dirigir as plataformas de mídia do Google, na Índia, contou como tem avaliado as conferências de conteúdo digital durante os últimos 3 anos e os prêmios com destaque no país.

De acordo com o próprio Sahmey, todas as conferências que discutiam o assunto eram muito parecidos. Ou seja, tratavam das melhores práticas em relação ao assunto, um palestrante internacional e alguns datados estudos de caso. Até as pessoas que estavam presentes poderiam ser as mesmas. O grande problema nisso é o entusiasmo demonstrado em relação ao crescimento digital com pouquíssimas mudanças tal qual tudo mostrado nas conferências.

O importante é trazer uma reflexão para o pensamento digital avaliando os novos anunciantes e as pessoas à procura de inspiração no segmento. O assunto pressupõe termos comuns como inovação, orçamentos baixos e campanhas de marketing viral. Em geral, os gastos com marketing digital não ultrapassavam os 10% dos gastos de uma empresa. Para Sahmey, o ano de 2014 promete desafiar os comerciantes e esses devem investir com mais foco e objetividade nos projetos.

Ele afirma que um dos grandes erros é o uso de fragmentadas formas de comunicação. O mais recomendado é trazer foco e estabelecer metas. Se você já sabe o que funciona para a sua marca, produto ou serviço a ideia é investir em plataformas que trazem bons resultados. Então, após definir as estratégias para lidar com o público-alvo isso refletirá na melhor forma de medir os investimentos.

Para Sahmey, a verdadeira publicidade sempre girou em torno da campanha multimídia: visual, interação, som, etc. Ao orientar essas estratégias fica mais fácil mapear o marketing com foco e objetividade para aumentar o desempenho das campanhas digitais. Definir os esforços e incluir ações de marketing digital é muito mais relevante do que pensar somente em um site com boa navegação e conteúdo. As informações devem interagir entre o setor de TI e marketing de forma a tonar tudo integrado.

Então, as agências devem começar a planejar diferentes maneiras de transformar os negócios em lucro, ou seja, é a hora de iniciar estratégias para mudar a forma de trabalho no cenário digital. De início as tarefas redundantes devem ser automatizadas e os dados organizados de maneira a agilizar os processos e em se tratando de grandes agências, as campanhas precisam ganhar mais prêmios e sem cobrar menos do que no ano anterior.

O futuro do marketing digital, brevemente, não terá mais conversas sobre page views e inventários, mas a aposta será no foco sobre a plateia, perfis e como eles estão aptos a colaborar com mais anunciantes. Novas mudanças no que dizem respeito à tecnologia, uso de dados e mudanças na política de privacidade devem mudar os rumos do segmento. Assim, o próximo ano deverá mostrar com mais clareza, eficiência e unificação os rumos do marketing habitual.

Fonte:ClickZ

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