O que é Presença Digital e como ela afeta a sua vida

Presença Digital - Logomotiva - Imagem que mostram as mãos de alguém navegando em uma interface digital em um tablet com um laptop ao fundo

Este conceito diz sobre a forma como uma empresa faz os seus negócios e interage com seu público utilizando as ferramentas disponíveis na internet, redes sociais, blogs, e-mail, entre outros. A forma como uma empresa se posiciona na internet diz respeito à presença digital dela. O que antes era uma tendência, agora é realidade, a cada dia que passa o mundo é mais online.

Mas qual a necessidade de ter sua empresa estabelecida na internet?

No ano de 1950, se você fosse um engraxate, para conseguir seus clientes deveria estar presente em alguma praça, em algum ponto específico, executar seu trabalho e, o mais importante, lucrar. Nos dias atuais, essa premissa não mudou, mas, o mundo sim, agora vivemos também na internet. Nesse contexto, sua praça agora é o Google e sua presença deve ser digital. Afinal, com a democratização do acesso à internet, praticamente todos os negócios acontecem online, direta ou indiretamente.

Ações simples podem tornar a presença digital de uma empresa um divisor de águas, desde a facilitação de procedimentos para clientes atuais, como a conquista de novos clientes, isso porque a internet é uma terra sem fronteiras.

Por que sua empresa deve estar na internet?

Os motivos para essa movimentação do mercado são claros, vejamos os dados fornecidos pela Agência Brasil sobre a pesquisa TIC Domicílios, em 2019:

  • 134 milhões de pessoas usaram a internet pelo menos uma vez;
  • 58% dessas pessoas, acessam exclusivamente pelo smartphone;
  • Os que acessam todos os dias somam 90% desse total.

Basicamente, as pessoas existem em duas formas, mas recentemente têm demonstrado uma preferência para como preferem consumir produtos e serviços, ou seja, a tendência (que já se mostra realidade) é que as empresas que não se movimentarem nesse sentido, ficarão estagnadas ou desaparecerão neste mar de informações.

Mas a principal razão para justificar a construção da presença online de uma empresa, é a possibilidade de coletar e analisar os dados dos clientes, com a intenção de construir o marketing mais preciso e, assim, atingir exatamente o objetivo. Durante muitos anos, o monopólio da comunicação foi da televisão, onde só as grandes marcas, detentoras de grandes orçamentos, podiam anunciar seus produtos. Essas empresas se solidificaram no mercado pois se tornaram, além de tudo, conhecidas. Mas na internet, todo mundo é alguém e toda empresa pode (e deve) se portar como uma grande marca, para então, se tornar uma.

Praticar uma boa estratégia de Marketing Digital não é uma tarefa simples, mas com dedicação e paciência, uma vez construída, a sua empresa sempre será lembrada pela PRESENÇA DIGITAL.

Fundar sua empresa na internet

Não se trata de ir até a Junta Comercial da Internet ou preencher um monte de papéis, bom na verdade é quase isso, mas é mais simples do que parece.

Primeiramente é preciso entender quais são e como funcionam suas ferramentas para estar online.

  • Redes Sociais: Segundo a pesquisa TIC Domicílios, de 2019 90% dos usuários relataram acessar a internet todos os dias e, 92% dessas pessoas utilizam redes sociais como o Facebook, Instagram, WhatsApp, etc. Portanto, sua empresa precisa estar ativa nas redes sociais, além disso, a maioria delas disponibiliza ferramentas empresariais como Analytics, Gerenciador de Negócios, Anúncios e até lojas. A importância real de uma empresa existir nas redes sociais é baseada nas funções que elas têm, a visibilidade que proporcionam, a possibilidade de interação com o público, o engajamento dos clientes são os fatores cruciais. E fica o alerta, a sua concorrência já está online.
  • Site ou Blog: são fundamentais para o estabelecimento de uma marca sólida e de confiança. É pelo site onde as pessoas de fato conhecerão a empresa, terá as cores da empresa, a marca estampada no ponto mais importante, enfim, ao visitar o site da empresa, o cliente precisa se sentir visitando a empresa. O Blog deve funcionar como o diário corporativo, um lugar no qual a empresa possa se prolongar mais em assuntos relevantes, contar as boas novas para o seu público, ao ponto de fazer o cliente se identificar com aqueles conteúdos e criar um laço de identificação.
  • Google: esse tema merece uma série de artigos exclusivos, portanto, vamos do começo. No Brasil, segundo o statcounter.com, 86,1% dos smartphones vendidos são Android (sistema operacional do Google), sendo assim, a maioria esmagadora das pessoas que buscam algo na internet pelo celular, fazem uso do Google para isso. Ainda, dados do site statcounter.com mostram que, independentemente do sistema operacional que utilizam, 79,8% utilizam o Google Chrome para navegar na internet, consequentemente o seu buscador padrão. Por esses dados é possível tirar duas conclusões óbvias: O Google é gigante e todas as empresas devem estar lá. Se já não bastasse, a gigante do Vale do Silício ainda oferece um pacote de ferramentas para empresas, que vai desde e-mail com domínio próprio até análise de dados minuciosos sobre os acessos em seus canais na internet.

Negócios digitais são uma guerra e você precisa de uma estratégia

O processo de estabelecer sua presença digital se inicia de forma simples, mas logo toma dimensões que exigirão um investimento considerável de tempo e, possivelmente, dinheiro. Portanto, como todo o planejamento desde o princípio, nesta nova fase será necessário estruturar um projeto que deixe claro quais serão os investimentos a serem feitos e os resultados pretendidos, e se a estratégia for seguida à risca, será certo como um chá Britânico.

Alguns pontos indispensáveis nessa estratégia, são:

  •  Compreender o seu mercado e o seu público;
  •  Publicações frequentes de conteúdo;
  •  Interação cordial com o público;
  •  Compreender o significado de termos, como: Persona, Lead, Landing Page, SEO, Growth Hacking.

O último ponto provavelmente será o que demandará o maior investimento de tempo, pois se trata de um conhecimento específico sobre conceitos de Marketing Digital e cada um deles têm outros pontos a serem aprofundados, mas, juntos constroem uma parte da sua jornada no princípio da criação da PRESENÇA DIGITAL da sua empresa.

Ter presença digital afeta realmente minha vida?

Para o usuário comum

Com o crescimento exponencial da tecnologia e os avanços em comunicação, o telefone fixo não faz mais sentido, a televisão permanece mais tempo desligada e, cada vez mais, é só o som de fundo na casa das pessoas. Avós e netos estão conversando mais, seja para o jovem ensinar o idoso a utilizar as ferramentas ou fazendo uso das ferramentas para se comunicarem. As redes sociais têm a função primordial de aproximar pessoas e cumpre esse papel de forma brilhante. Portanto, se uma pessoa comum não está na internet, certamente está mais distante das pessoas que ama.

Para empresas

Se o principal papel da internet é ser além de uma forma acessível de conhecimento, um instrumento de comunicação instantâneo, para que ela cumpra sua função de encurtar distâncias, as empresas precisam estar disponíveis onde o cliente estiver. Uma premissa antiga e o melhor argumento para as empresas entenderem a função da presença digital: "Quem não é visto, não é lembrado"

Nos últimos anos, ouvimos diariamente nos noticiários frases, como: “com o advento da internet” ou “com a tendência ao digital”, entretanto, essa já é nossa realidade, no Brasil, há pelo menos 10 anos. Caminhamos a passos largos para um futuro onde cada vez mais pessoas consumam produtos e serviços apenas pela internet. O hábito de visitar lojas para ver as novidades nunca vai acabar, mas agora as novidades devem ir até as pessoas pela internet.

 

Solicite uma análise gratuita de sua presença online !
Solicitar

Agende uma reunião na sede da agência ou na sua empresa e um consultor irá, sem compromissos, bater um papo sobre as possibilidades e o quais os melhores caminhos a seguir nesse mundo digital
Agendar

Fotos Logomotiva