Gentileza gera gentileza

Hoje, dia 13 de Novembro, comemora-se o Dia Mundial da Gentileza!

A ideia do Dia Mundial da Gentileza (World Kindness Movement – WKM) surgiu em 1996 quando pequenos grupos que, de alguma forma, espalhavam a gentileza em seus países foram reunidos durante uma conferência em Tóquio. A missão do movimento – que só foi criado efetivamente em dezembro de 2000 – é conectar e inspirar pessoas de todas as nações para criar um mundo mais gentil.

Uma das ações  que estão no site do WKM é o projeto Here You Go (fica em Pitsburgo, Pensilvânia, Estados Unidos). Eles oferecem guarda-chuvas amarelos para as pessoas que são pegas desprevenidas na chuva. E funciona como uma “corrente do bem”: tudo o que eles pedem em troca é que passem a gentileza adiante. Junto com o guarda-chuva é fixado um cartão postal (resistente à água, claro!) pra que quem o recebe possa reportar qual foi a sua boa ação. E os cartões são postados no site para que as pessoas vejam que sua gentileza teve continuidade!

Aqui no Brasil, temos o personagem que representa esse espírito de gentileza: o poeta José Datrino – mais conhecido como Poeta Gentileza. Aliás, é por causa dele, que andava pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro espalhando suas palavras e atitudes gentis – deixando como patrimônio histórico seus 55 painéis nas pilastras dos viadutos cariocas –, que comemoramos o Dia Nacional da Gentileza (29 de maio, dia em que ele faleceu, aos 79 anos).

Gentileza é dar bom-dia, é dar um abraço, é abrir a porta para alguém passar, dar passagem. É oferecer uma flor, uma carona, plantar um sorriso, respeitar os mais velhos (e os mais novos). E também agradecer, tolerar, perdoar, reconhecer um erro e pedir desculpas. Gentileza é respeito: às cores, credos, origens, diferenças, à diversidade. Gentileza é uma atitude positiva! E… se espalha, “gera gentileza”, como já dizia o profeta.

Que tal praticar um ato de gentileza todos os dias?

1. Não se esqueça nunca das palavras mágicas: bom dia, por favor, com licença, obrigado(a).

2. Dê passagem: na rua, no elevador, no banco, no trânsito. Sempre que puder, ceda sua vez.

3. Surpreenda uma pessoa do seu convívio dando a ela algo que você adoraria receber. Pode ser um elogio, um abraço ou apenas ouvidos. E isso num dia qualquer, sem motivo especial.

4. Ajude um colega atarefado: uma coisinha à toa pode fazer diferença para quem anda sobrecarregado.

5.Vai se atrasar para um encontro ou uma reunião? Ligue para avisar, justifique-se. O tempo da outra pessoa é tão precioso quanto o seu.

6.Retorne os telefonemas, responda aos e-mails, agradeça os convites que receber, mesmo que não possa ir. É sinal de consideração e ajuda a manter o tom de cordialidade nas suas relações.

7. Sorria sempre. É um jeito de receber bem as pessoas e ser bem recebida. Basta ser cordial. Não é o caso de demonstrar alegria ou afeto se você não sente isso. A gentileza é uma delicadeza, nunca uma simulação.

8.Não julgue nada nem ninguém (vale para você também). Diante de uma situação desagradável, não acuse nem se mortifique. Apenas registre suas sensações. Esse exercício aumenta o grau de tolerância às imperfeições.

9.Pare o carro para deixar uma pessoa atravessar, mesmo que ela não esteja na faixa de pedestres.

10.Perdoe uma mágoa do passado. É muita gentileza dar uma segunda chance a alguém que pisou na bola.

 

 

Solicite uma análise gratuita de sua presença online !
Solicitar

Agende uma reunião na sede da agência ou na sua empresa e um consultor irá, sem compromissos, bater um papo sobre as possibilidades e o quais os melhores caminhos a seguir nesse mundo digital
Agendar

Fotos Logomotiva