Dicas para aumentar a criatividade

A palavra criatividade se vincula ao termo “criar”, do latim “creare”, que significa “dar existência, estabelecer relações que até então ainda não foram estabelecidas pelo universo do indivíduo.” Bom, em outras palavras a criatividade pode ser definida como “o processo de produção de algo que é original e que vale a pena.” Ou seja, criatividade é tudo sobre encontrar novas formas de resolver problemas e abordar situações.

Se você trabalha diretamente em uma área que precisa de criatividade, com certeza já se viu naquele momento em que passou horas pensando em um papel em branco e nada surgia.

Algumas pessoas podem até pensar que não são criativas, porém a criatividade está em todos os seres. O ideal é saber explorar essa característica.

Seguem algumas dicas e métodos que podem ajudar no processo criativo.

01.   Crie momentos de observação

Grandes ideias não aparecem do nada. É preciso colocar o cérebro para pensar de outras maneiras, que sejam novas e criativas, estimulando-o a trilhar caminhos diferentes. Observar as pessoas durante um passeio, por exemplo, pode colocá-lo em contato com novas atividades e comportamentos. A inspiração está em todos os lugares, e é importante ter diversas referências de pesquisas. Quanto mais referências você carregar, mais ampla será sua base para criar novos projetos.

02.   Anote tudo na hora

Aquela boa ideia costuma chegar no momento em que você não está preparado. Por isso deixe sempre um caderninho por perto. O bloco de notas do celular também serve. Anote ou desenhe todos os pensamentos, palavras soltas e ideias ( mesmo que pareçam malucas).

03.   Saia da zona de conforto

Saia do seu círculo de convivência:andar com os mesmos amigos e colegas pode deixá-lo estagnado quando o assunto é criatividade. Veja seus contatos na internet e comece uma nova conversa. Pessoas fora da sua convivência diária não sabem quais são os seus padrões de pensamento e não conhecem todas as suas histórias. Novas perspectivas podem trazer novos insights

04.  Fique zen

É difícil chegar a grandes ideias quando sua cabeça está cheia de pensamentos e preocupações cotidianas. Meditar pode ajudá-lo a limpar a mente e concentrar-se. Experimente começar com duas sessões de uma hora por semana.

05.   Aprenda algo novo

Torne-se um iniciante. Aprenda a fazer algo novo, como malabarismo, escultura em madeira, arco e flecha. Abra novas “abas” em sua mente.

06.  Leia sempre

Livros, revistas, jornais, artigos, bulas de remédios...  ler é sempre bom para criar e estimular novas ideias. 

07.   Crie histórias com 3 palavras

 Uma idéia é pegar 3 livros diferentes, abrir todos na página 50 e escolher a terceira palavra de cada página, de cada livro. Aí é só criar uma história que conte a conexão entre as 3 palavras!

08.   Escreva 10 vezes a mesma questão de jeitos diferentes

As vezes ficamos presos na mesma questão, e não conseguimos encontrar a solução dela. Então treine seu cérebro! Escreva 10 variações da mesma questão. Por exemplo, para a pergunta: “Como jogar xadrez?“, você pode fazer perguntas como “Quais as regras do xadrez? O que posso, e não posso fazer com os peões? ou Como vencer o jogo?” Uma de suas novas perguntas provavelmente será um melhor do que o original.

 

Fontes: www.des1gnon.com

 

Solicite uma análise gratuita de sua presença online !
Solicitar

Agende uma reunião na sede da agência ou na sua empresa e um consultor irá, sem compromissos, bater um papo sobre as possibilidades e o quais os melhores caminhos a seguir nesse mundo digital
Agendar

Fotos Logomotiva

LiveZilla Live Chat Software