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Naming

Sua empresa ou produto têm o nome adequado?

Uma vez um cliente solicitou desenvolver a marca de um portal na área jurídica. Ele disse que o portal iria se chamar A Sina do Direito e explicou – o portal vai ser se chamar assim pois é a sina de todo profissional na área jurídica enfrentar a diferença entre a prática e a teoria. Explicamos que a palavra sina era muito pesada para o seu projeto e, que, na verdade, a sua iniciativa iria dar uma solução para que o profissional enfrentasse melhor o seu dia a dia. Ele concordou e nos contratou para pensar também o nome do seu projeto. O portal de simulados para provas na área jurídica se chamou: Questões Jurídicas.

Em outra ocasião, o escritório que faz a nossa contabilidade, em sua história, comprou outro grande escritório de contabilidade e herdou o nome: Climax – Assessoria Contábil. Durante muito tempo eles tiveram que manter esse nome pois era muito conhecido, mas não associava em nada com o serviço que eles prestavam. Um bom nome talvez para uma empresa de consertos de geladeira ou ar-condicionados. Ao criarmos uma nova marca para eles, a Logomotiva propôs trocar o nome também. Na pesquisa, descobrimos que todos os sócios, inclusive um que não era da mesma família, tinham como sobrenome Lopes. O nome do atual escritório seguiu uma linha mais conservadora e que agradou a todos: Grupo Lopes.

Antes de se pensar numa marca, o nome é fundamental e será um dos principais patrimônios da empresa

Esse serviço se chama naming e possibilita que a nossa equipe possa desenvolver baterias de brainstormings associados a muita pesquisa para ajudarmos a criar um nome de uma empresa/produto que está nascendo ou que quer se reposicionar no mercado. Antes de propormos idéias para os nomes, analisamos no INPI se já existe alguma solicitação dentro da área de atuação do cliente e se existe também a disponibilidade para registro de domínio na internet. 

Processo de desenvolvimento:

  • Briefing;
  • Brainstorming;
  • Triagem de nomes e seleção;
  • Análise oral e linguistica;
  • Disponibilidade para domínios .com e .com.br;
  • Nova triagem e seleção de nomes;
  • Testes gráficos e simulações;
  • Busca online na base de marcas do INPI;
  • Lista final para escolha pelo cliente.